
Instalação do compressor
INSTALAÇÃO
1. Localização
Instale o compressor em uma área coberta, bem ventilada e livre de poeira, gases, gases tóxicos, umidade ou qualquer outro tipo de poluição. A temperatura ambiente máxima recomendada para os meios que propiciem a diminuição da mesma.
Quanto menor for a temperatura ambiente, melhores são as condições de trabalho do compressor.
A instalação de um duto para a saída do ar quente proveniente do sistema de refrigeração do compressor, poderá ser feita diretamente na cabine
desde que seja bem dimensionado para não provocar restrição a saída do ar e fixado na mesma, de modo a não dificultar a remoção da tampa nas eventuais manutenções (consulte a fábrica para orientação).
Cuidado para instalar em locais onde ocorre grande incidência de partículas em suspensão.
A presença de agentes contaminantes (poeira,fibras, etc.) em suspensão no ar, pode causar obstrução prematura do filtro de ar e da colméia do radiador (Veja capítulo Manutenção Preventiva ítens 1C e 3). Vapores químicos podem ser absorvidos pelo filtro de ar e contaminar o óleo causando problemas de lubrificação e má qualidade
do ar.
2. Posicionamento
Observe um afastamento mínimo de 1(um) metro de qualquer parede ou obstáculo, a fim de facilitar eventuais manutenções.
3. Fundação/Embalagem
Instale o compressor removendo o acessório de transporte (base) e posicione-o sobre um piso de concreto nivelado. Não é necessário instalar amortecedores de vibração ou fixar o chassi no piso.
4. Ligação elétrica
Consulte um técnico especializado para avaliar as condições gerais da rede elétrica e selecionar os dispositivos de alimentação e proteção adequados.
Devem ser seguidas as recomendações da Norma Brasileira de Instalações Elétricas de Baixa Tensão – NBR 5410.
Os cabos de alimentação devem ser dimensionados levando em consideração a capacidade da chave de partida e a distância da fonte de energia elétrica.
Verificar a capacidade do transformador para suportar a potência instalada do compressor e se os disjuntores principais comportam o aumento de carga.
A rede de distribuição de energia não deverá apresentar variação de tensão superior ± 10%.
A queda de tensão propiciada pelo pico de partida não deve ser superior a 10%.
O painel elétrico do compressor dispõe de uma régua de bornes para adaptação de acionamento a distância.
A chave de partida está provida de relé de sobrecarga para a proteção do motor do compressor e do ventilador.